sistemas modulares para construção
Criamos o sistema Modularts com o objectivo de democratizar o acesso a casas seguras, funcionais, confortáveis, económicas e ecológicas.
O nosso sistema estrutural modular LSF cumpre todos estes requisitos e os acabamentos e equipamentos podem ser configurados ao seu gosto.
O sistema estrutural LSF é resistente à àgua e à corrosão, a térmitas e pragas, a deformações e ruídos, a sismos, tempestades e calamidades.
No link VISITA VIRTUAL poderá visitar os nossos modelos de casas e estruturas, todos os elementos são personalizáveis em projeto.
No link MODELOS poderá descarregar modelos de casas editáveis para os programas de desenho gratuitos Sweethome3d e Livehome3d.
Nas imagens em baixo poderá ver alguns dos nossos modelos, plantas e estimativas de preços.
Para mais modelos e sistemas construtivos, por favor veja os nossos manuais na amazon.
Se desejar mais informações envie-nos um email para i@bricoarts.com
Sobre as Casas Pré-Fabricadas e Modulares
Alejandro de La Sota dizia que a construção e a arquitectura tinham avançado muito pouco no último século, sobretudo comparadas com a indústria automóvel e aeronáutica.
Aquilo a que chamamos modernismo já existe como estilo e sistema construtivo desde 1920, como demonstra o pavilhão de Mies Van der Rohe em Barcelona.
O design e a construção de qualquer objeto são sempre uma resposta estrutural, funcional e estética a um problema. Por isso que mais do que soluções é importante desenhar e definir problemas, antes de desenhar e construir soluções.
Hoje, no principio do século XXI, assistimos a um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou, que terá de ser encarado por todos nós, sob pena de deixarmos de existir. As mudanças climáticas, o aquecimento do planeta, as tempestades, inundações, tremores de terra, incêndios, pandemias e crises são uma resposta de um planeta agredido e doente. Unidos, todos os seres humanos teremos de voltar a reequilibrar o ambiente natural, pois fomos nós que o desequilibramos. Teremos de criar uma simbiose entre ambiente construído e ambiente natural, sem sacrificar o nosso estilo de vida e aspirações. Esse é o problema, esse é o desafio.
Para responder a esse desafio criamos vários modelos de casas modulares e sistemas de construção modulares com estruturas metálicas LSF.
As estruturas metálicas são recicláveis e leves comparadas com a construção de cimento e tijolo. Também são rápidas de executar e transportáveis. As dimensões destas casas estão baseadas nas dimensões máximas que um TIR pode transportar com facilidade. Podem chegar a ser construídas em fábrica na sua quase totalidade, deixando apenas os acabamentos e equipamentos finais para aplicação no terreno.
Desenhamos 4 tipologias habitacionais, T0, T1, T2 e T3. Como são modulares podem ser aumentadas com outras estruturas no futuro, em altura ou em largura. Estão naturalmente pensadas para terrenos, como tal não farão muito sentido em grandes cidades, para isso serão necessários outro tipo de edifícios em altura, com outro tipo de características e usos, que antevemos mistos e colaborativos, edifícios multi-serviços auto-suficientes que esperamos desenhar e construir num futuro não muito distante.
A estrutura dos contentores e dos módulos personalizados é metálica. Recomendamos a sua metalização e galvanização prévia, para evitar a oxidação e a ferrugem na estrutura exposta à chuva e aos elementos. Fixada à estrutura será necessária uma subestrutura onde serão fixados acabamentos de fachada ao gosto do cliente. Preferimos painéis sandwich com isolamento térmico, acabamento cinza prata liso, tanto nas fachadas como nas coberturas, pela sua limpeza e elegância, um pouco como um automóvel avantgarde, mas também poderá ser aplicado ETICS tipo Capoto sobre placas cimentícias tipo Aquapanel, aparafusadas com parafusos de inox à estrutura, eventualmente seladas com uma tela impermeabilizante fina tipo ZYP system, boltherm ou similar dependendo do acabamento final da fachada e do seu grau de impermeabilização. Muitos profissionais usam placas OSB de madeira, não recomendamos esse sistema pelo comportamento da madeira a médio e longo prazo em deformações, térmitas e apodrecimento.
As instalações elétricas e hidráulicas estão previstas no solo, num piso técnico, ou no teto falso, para depois derivarem para as paredes e tetos em gesso cartonado onde for necessário. As paredes e tetos interiores em gesso cartonado, desligado do solo pelo menos 1,5cm. Nas zonas com humidade como cozinhas, quartos de banho e molduras e proximidades de portas e janelas exteriores onde ocorrem condensações, recomendamos placas de gesso cartonado especiais como a Gyptec protect, resistentes à água, ás condensações, ao fogo, aos impactos. Os sistemas de gesso cartonado com estrutura de zinco e caixa de ar, permitem a colocação e recolocação futura de instalações e tubagens com uma liberdade que a tradicional construção de tijolo e cimento não permite. Se preferir em vez das placas de gesso cartonado usar apainelados de madeira ou pedras naturais, também o poderá fazer, pois a estrutura de zinco permitirá a sua fixação com facilidade.
Para os pisos prevemos vinil tipo click com elevadas prestações acústicas e térmicas, bem como resistência à água e à humidade, podendo ser colocado em quartos de banho, cozinhas e em toda a casa. É fácil de cortar e aplicar. Se preferir pode também usar pavimento cerâmico em grés porcelânico mais resistente, que pode ficar muito elegante em pavimentos e paredes de zonas de água e é muito resistente ao desgaste sobretudo se tiver animais de estimação, caso em que o vinil, por muito bom que seja, terá uma durabilidade mais limitada.
Nas caixilharias exteriores recomendamos alumínio com vidro duplo solar e corte térmico, ou PVC em tons claros e vãos reduzidos de menos de 1,5m de largura para não ter deformações nos perfis de PVC.
Em termos de equipamentos de aquecimento de águas e climatização recomendamos sistemas elétricos e bombas de calor, com apoio solar de painéis fotovoltaicos na cobertura, aliados a sistemas geotérmicos para ar condicionado.
A construção modular pré-fabricada é um manifesto de uma casa acessível, ecológica e económica.
É um manifesto de uma casa com uma mensalidade de crédito habitação que lhe dá liberdade para viver.
É um manifesto de uma casa com pouca ou nenhuma manutenção durante décadas.
A vantagem principal deste sistema é a sua flexibilidade construtiva. Pode modificar as plantas e usar os materiais que quiser, sempre que sejam adequados ás prestações e usos pretendidos e cumpram as legislações em vigor.
Se precisar de ideias, profissionais ou materiais pode sempre pedir-nos apoio técnico ou um orçamento, a ideia é que seja capaz de construir esta casa pelos seus próprios meios, contratando apenas os profissionais que forem indispensáveis para as tarefas que não conseguir fazer, essa é a nossa filosofia.
Nota Importante: As casas modulares, as casas de contentores navais e as casas préfabricadas carecem de licenciamento junto das entidades administrativas competentes. Devem cumprir toda a legislação em matéria de segurança estrutural, incêndios, térmica, acústica, acessibilidades, áreas mínimas e restantes regulamentos de edificação. Informe-se sempre junto da sua Câmara Municipal dos requisitos do seu terreno e da sua casa.
Veja mais manuais de construção modular em:
Casas Modulares e Requisitos Legais
De seguida passamos a esclarecer algumas dúvidas habituais sobre a construção modular pré-fabricada:
1. A maioria das pessoas acha que é um tipo de construção que não fica mais barata que a construção tradicional de tijolo e cimento;
2. Muitas pessoas duvidam da qualidade dos isolamentos e dos materiais usados;
3. Algumas pessoas desconhecem a necessidade de licenciamento camarário destas casas.
Na verdade o ponto 3 é o mais importante para começar. Este tipo de casas não dispensam licenciamento camarário, nem gozam de privilégios legais frente a outros tipos de construção. Ou seja, precisa de um terreno com viabilidade de construção e que no PDM e regulamentos municipais esteja contemplada a possibilidade da construção de uma casa deste tipo.
Em caso de terrenos agrícolas ou florestais deve contactar os técnicos de urbanismo do seu município, para ter a certeza das condicionantes de edificação do seu terreno. Normalmente, um terreno agrícola ou florestal para ter viabilidade de construção, deve ter mais de 4.000m2 e a zona de implantação da casa não pode estar em zona com risco de incêndios.
Se o terreno estiver em Reserva Agrícola ou Reserva Ecológica deve também contactar estas entidades, conte que para poder construir uma casa nestes terrenos não pode ter outra casa ou terreno com viabilidade de construção em nenhum concelho e precisa apresentar uma declaração de insuficiência económica da segurança social. Se for para turismo terá de demonstrar o interesse municipal e o valor acrescentado da sua proposta a estas entidades para poder obter a autorização delas para a construção.
O ponto 2, relativo à qualidade dos isolamentos e materiais, depende muito dos materiais e sistemas construtivos que escolher. Atualmente os sistemas de gesso cartonado (pladur), painéis sandwich, ETICS (capoto), XPS, Boltherm, espuma de poliuretano e outros são usados tanto em construção tradicional como em construção modular pré-fabricada. Nesse sentido assegure-se apenas de contar com bons revestimentos exteriores, caixas de ar de corte térmico e isolamentos térmicos e acústicos antes dos revestimentos interiores. Se optar por painéis sandwich ou ETICS (capoto) no exterior, terá uma casa que durará muitas décadas sem precisar de manutenção.
O ponto 1 relativo ao custo é talvez o ponto mais importante que gera interesse nestas casas. Por serem feitas em estaleiro, recorrendo a sistemas pré-fabricados e modulares em série, estas casas podem ser mais baratas que as casas de construção tradicional. Isto é, se usar os sistemas construtivos mais rápidos e habituais da empresa que lhe for construir a casa. Se reparar nos nossos modelos de casas com contentores no catálogo em cima, vai notar que recortamos muito pouco ou nada os contentores navais reciclados, para não ter de reforçar os cortes, logo gastamos menos recursos nos cortes de chapa e nos reforços estruturais.
Como um automóvel, quanto mais extras, personalização e luxo acrescentar, mais o custo do produto final vai aumentar. Mas isso ocorre também na construção tradicional.
A pergunta mais importante é mesmo: o que precisa?
Uma casa económica e simples (não simplista, as coisas simples podem ser elegantes), com áreas suficientes, fácil de climatizar, limpar e manter ao longo dos anos. Se a sua resposta for sim, a construção deste tipo pode ser para si.
Na bricoarts.com redigimos os projetos de arquitetura, engenharia e licenciamento administrativo necessários para a construção da sua casa. Também fazemos a gestão da sua obra, com compras de materiais com descontos e contratação dos melhores e mais sérios profissionais, para que possa construir a sua casa com qualidade, economia e tranquilidade.
Se tiver dúvidas do tipo de casa ideal para si peça-nos um orçamento ou contacte-nos, estamos ao seu dispor para ajudar a pensar, desenhar e construir a sua casa ideal!
Nota Importante: As casas modulares, as casas de contentores navais e as casas préfabricadas carecem de licenciamento junto das entidades administrativas competentes. Devem cumprir toda a legislação em matéria de segurança estrutural, incêndios, térmica, acústica, acessibilidades, áreas mínimas e restantes regulamentos de edificação. Informe-se sempre junto da sua Câmara Municipal dos requisitos do seu terreno e da sua casa.
Veja mais manuais de construção modular em:
LSF, Aço Leve, Glulam
As estruturas de LSF ou aço leve galvanizado são muito importantes para a (r)evolução da construção modular préfabricada, por elementos ou conjuntos. Desde que bem projetadas, calculadas e executadas, são estruturas que em nada ficam atrás de outros materiais estruturais.
A união do LSF a madeiras glulam com fixações e acessórios Simpson Strong Tie, travamentos e treliças suficientes, permite a execução de construções com menos custos e menos tempo. No link em baixo poderá encontrar mais informação sobre o sistema LSF.
Se quiser saber mais sobre este sistema estrutural envie-nos um email para i@bricoarts.com
Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:
Programas de Desenho | Desenhar Casa | Desenhar Casa Modular
Anexamos no link em baixo um modelo em tabela tipo folha de cálculo para que possa desenhar a sua casa ou espaço de sonho. Cada módulo representa 10cm, pode copiar, colar e manipular as peças base desenhadas no ficheiro.
Partindo do nosso sistema Modularts, também anexamos em baixo folhas de desenho com grelhas que poderá imprimir para poder desenhar a sua casa ou espaço de sonho.
Por favor descarregue e imprima o PDF neste link:
Nota: imprima o documento à escala real para a4 horizontal, a 100% do desenho ou sem ajustar à folha dependendo da impressora que tiver.
Se preferir usar um programa mais profissional, recomendamos estes softwares, disponíveis para computador, telemóvel e tablet:
Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:
Modelos de Orçamentos, Controlo de Custos, Calendarização
Estes Modelos de Orçamentos e Gestão são usados nas nossas obras.
Por favor tenha em conta que as bases de preços são locais e podem variar dependendo da data e da localização da sua obra.
Clique nos links para descarregar os modelos:
Livres de direitos para copiar, editar e modificar
Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:
Modelo de Gestão de Horas e Gastos
Criamos esta folha de Cálculo modelo para anotar e fazer a gestão das suas horas de trabalho e gastos com uma obra ou projeto.
Para descarregar clique no link em baixo para obter a sua cópia gratuita.
Veja os nossos manuais de bricolage e construção em: