Pavimentos, Pisos, Pavimento Flutuante, Pavimento Vinilico, Pavimento Cerâmico, Azulejos de Cozinha, Soalho, Microcimento

Autor

Acerca de esta idea

Todas as decisões de projeto e construção são importantes, mas uma das mais importantes e negligenciadas é a dos pavimentos.

Enquanto que as paredes e tetos sofrem agressões médias a reduzidas, as agressões impostas aos pavimentos são elevadíssimas. Areias, humidade, líquidos, calor, frio, arrastamentos, todos contribuem para o desgaste e até mesmo a criação de manchas nos pavimentos.

Por isso que para uma casa, nada como grés porcelânico em grandes formatos com juntas reduzidas de 1mm. O grés porcelânico é endurecido a altas temperaturas e resiste a todo o tipo de desgaste e manchas. Nas zonas mais sujeitas a gorduras e impurezas recomendamos betumes nas juntas tipo epoxi, não porosos para não absorverem gorduras e lixo.

O tema dos pavimentos flutuantes laminados é complexo. Se forem aplicados em quartos e salas podem eventualmente durar muitos anos, mas têm um calcanhar de Aquiles muito complicado: a humidade e a água. Em contacto com água e humidade por mais de alguns minutos incham nas juntas e levantam, ficando danificados para sempre. Depois de incharem, as juntas nunca mais voltam a ficar planas, podem abater um pouco, mas não ficarão planas.

Já os pavimentos flutuantes vinilicos tipo click, os colados dão muitos problemas com o tempo, começam a ter preços interessantes. Mais fáceis de aplicar e cortar e mais resistentes que os seus parentes laminados, resistem à água e a algum desgaste mecânico e abrasivo. Podem também ser colocados em quartos de banho e cozinhas, mas deve-se ter cuidado com as diferenças de temperatura e o sol incidente nestes materiais que, não deixam de ter borrachas e plásticos que, com a ação do calor e amplitudes térmicas podem dilatar ou contrair.

Os soalhos de madeiras nobres são lindíssimos. Com bons vernizes podem durar muitos anos e podem sempre ser lixados e envernizados de novo. O inconveniente que têm é que não aguentam a presença da água e humidade, nem resistem muito a riscos e abrasões. Também são muito caros.

Os microcimentos e autonivelantes ou betonilhas com resinas são interessantes mas requerem mão de obra especializada na sua aplicação para não fissurarem nem riscarem com o passar do tempo. Podem ser soluções interessantes para quartos de banho e cozinhas.

A escolha dos pavimentos depende muito do uso dos seus espaços, tenha em conta as características de resistência e preço que cada espaço tem de ter, antes de escolher os seus pavimentos, pois uma vez colocados, dificilmente os vai querer tirar, pelo menos durante uns anos.

Boas escolhas!

 

Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:

http://amazon.com/author/bricoarts