Casas Modulares & Catálogo de Modelos

Autor

Acerca de este manual

Carregue no botão em cima "descarregar cópia gratuita" para descarregar o nosso catálogo de casas modulares pré-fabricadas. 

Visita Virtual: https://www.youtube.com/watch?v=gad_ZsDgXNo

Se quiser pode também visitar em 3D alguns dos nossos projetos e obras neste link: https://bimx.graphisoft.com/search/bricoarts

 

Algumas destas casas são feitas com contentores navais reutilizados enquanto outras são executadas com estrutura metálica tradicional ou LSF. 

Os custos indicados são estimativas, que podem variar de 400€ a 500€ por m2, não incluem arranjos exteriores como pavimentos, movimentos de terras ou muros, nem projetos de licenciamento camarário ou taxas administrativas.

 

A construção modular pré-fabricada é um manifesto de uma casa acessível, ecológica e económica.

É um manifesto de uma casa com uma mensalidade de crédito habitação que lhe dá liberdade para viver.

É um manifesto de uma casa com pouca ou nenhuma manutenção durante décadas.

 

De seguida passamos a esclarecer algumas dúvidas habituais sobre a construção modular pré-fabricada

 

1. A maioria das pessoas acha que é um tipo de construção que não fica mais barata que a construcão tradicional de tijolo e cimento;

2. Muitas pessoas duvidam da qualidade dos isolamentos e dos materiais usados;

3. Algumas pessoas desconhecem a necessidade de licenciamento camarário destas casas.

 

Na verdade o ponto 3 é o mais importante para começar. Este tipo de casas não dispensam licenciamento camarário, nem gozam de privilégios legais frente a outros tipos de construção. Ou seja, precisa de um terreno com viabilidade de construção e que no PDM e regulamentos municipais esteja contemplada a possibilidade da construção de uma casa deste tipo.

Em caso de terrenos agrícolas ou florestais deve contactar os técnicos de urbanismo do seu município, para ter a certeza das condicionantes de edificação do seu terreno. Normalmente, um terreno agrícola ou florestal para ter viabilidade de construção,  deve ter mais de 4.000m2 e a zona de implantação da casa não pode estar em zona com risco de incêndios.

Se o terreno estiver em Reserva Agrícola ou Reserva Ecológica deve também contactar estas entidades, conte que para poder construir uma casa nestes terrenos não pode ter outra casa ou terreno com viabilidade de construção em nenhum concelho e precisa apresentar uma declaração de insuficiência económica da segurança social. Se for para turismo terá de demonstrar o interesse municipal e o valor acrescentado da sua proposta a estas entidades para poder obter a autorização delas para a construção.

 

O ponto 2, relativo à qualidade dos isolamentos e materiais, depende muito dos materiais e sistemas construtivos que escolher. Atualmente os sistemas de gesso cartonado (pladur), painéis sandwich, ETICS (capoto), XPS, Boltherm, espuma de poliuretano e outros são usados tanto em construção tradicional como em construção modular pré-fabricada. Nesse sentido assegure-se apenas de contar com bons revestimentos exteriores, caixas de ar de corte térmico e isolamentos térmicos e acústicos antes dos revestimentos interiores. Se optar por painéis sandwich ou ETICS (capoto) no exterior, terá uma casa que durará muitas décadas sem precisar de manutenção.

 

O ponto 1 relativo ao custo é talvez o ponto mais importante que gera interesse nestas casas. Por serem feitas em estaleiro, recorrendo a sistemas préfabricados e modulares em série, estas casas podem ser mais baratas que as casas de construção tradicional. Isto é, se usar os sistemas construtivos mais rápidos e habituais da empresa que lhe for construir a casa. Se reparar nos nossos modelos de casas com contentores no catálogo em cima, vai notar que recortamos muito pouco ou nada os contentores navais reciclados, para não ter de reforçar os cortes, logo gastamos menos recursos nos cortes de chapa e nos reforços estruturais.

Como um automóvel, quanto mais extras, personalização e luxo acrescentar, mais o custo do produto final vai aumentar. Mas isso ocorre também na construção tradicional.

 

A pergunta mais importante é mesmo: o que precisa?

Uma casa económica e simples (não simplista, as coisas simples podem ser elegantes), com áreas suficientes, fácil de climatizar, limpar e manter ao longo dos anos. Se a sua resposta for sim, a construção deste tipo pode ser para si.

 

Na bricoarts.com redigimos os projetos de arquitetura, engenharia e licenciamento administrativo necessários para a construção da sua casa. Também fazemos a gestão da sua obra, com compras de materiais com descontos e contratação dos melhores e mais sérios profissionais, para que possa construir a sua casa com qualidade, economia e tranquilidade.

Se tiver dúvidas do tipo de casa ideal para si peça-nos um orçamento ou contacte-nos, estamos ao seu dispor para ajudar a pensar, desenhar e construir a sua casa ideal! 

 

Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:

http://amazon.com/author/bricoarts

Clique aqui se quiser ver um vídeo do interior das nossas casas modulares

 

Editor
Bricoarts
Año de edición
2020