Gesso Cartonado, Pladur, Knauf, Gyptec

Autor

Sobre esta ideia

Os sistemas de paredes divisórias, revestimentos de paredes e tetos em gesso cartonado, estão a tornar-se a norma na construção de espaços interiores pela sua economia e rapidez de execução. 

Permitem a fácil colocação ou recolocação de fios, tubos e instalações. Também permitem a reparação de zonas danificadas por humidades ou impactos rápida e facilmente, comparadas com as tradicionais paredes de tijolo. Mas nem tudo são vantagens e é importante perceber o que se perde ao optar por estes sistemas. São pouco resistentes aos impactos, mesmo usando placa dupla, contrafiadas. São muito pouco resistentes à humidade persistente e ao contacto com a água, mesmo as hidrófugas. Já a humidade presente no ar suportam bem, dentro de níveis razoáveis, indicados nas fichas técnicas de cada fabricante.

O lado bom destes sistemas é que são tão rápidos e fáceis de executar e reparar, que os pontos negativos são facilmente superados pelos pontos positivos.

Em termos de marcas, quase todas garantem níveis de qualidade decentes. A Gyptec disponibiliza manuais muito interessantes sobre todos os sistemas possíveis e como os executar.

Boas obras!

 

Veja os nossos manuais de bricolage e construção em:

http://amazon.com/author/bricoarts